Passo 2. Como configurar os parâmetros de produto? #
Essa funcionalidade permite configurar os parâmetros para o cadastramento de produtos que serão utilizadas no sistema. A parametrização é feita por negócio. Assim, ao acessar a funcionalidade, o sistema exibirá os negócios existentes no ambiente.
Caminho: No menu principal, selecione Produto → Parametrização de Produto. #
Será exibida uma lista com as unidades de negócio. Ao lado da unidade de negócio, um ícone vermelho indicará que a unidade não está parametrizada, e um ícone verde indicará que a unidade está parametrizada. O usuário poderá editar conforme o necessário.
Editar #
Clique em Editar e informe os campos conforme abaixo:
Markup padrão de atacado para o negócio #
Fator que será exibido na tela de cadastramento de produtos, na etapa de personalização, como markup padrão de atacado para o negócio. O markup padrão do negócio tem grau de prevalência 3 e será utilizado pelo sistema nos cálculos que envolverem markup de atacado, sempre que os markups de prevalência mais alta (2: Markup padrão do perfil (Configurado na estrutura do sistema), 1: Markup padrão do perfil por unidade de negócio (Configurado na estrutura do sistema. Pode ser alterado pelo usuário durante o cadastramento do produto) ou 0: Markup por SKU (Informado pelo usuário durante o cadastramento do produto)) não estiverem configurados.
Markup mínimo de atacado para o negócio #
Indica o fator mínimo desejado para o markup de atacado. Efeitos:
- Determina o mínimo para o markup padrão do negócio, informado no parâmetro anterior.
- Será utilizado durante o cadastramento de produtos, como alerta, caso o markup do perfil por unidade de negócio ou do SKU seja informado abaixo desse mínimo.
Além disso, terá efeito sobre o cálculo dos campos de valor líquido (*) nos pedidos do Delivery, podendo haver o bloqueio dos itens do pedido caso algum desses valores fique abaixo do markup mínimo. O usuário poderá, nesse caso, aprovar os itens do pedido separadamente, seja alterando o valor do desconto do item ou solicitando aprovação de um usuário autorizado (com permissão de acesso para aprovar o item abaixo do markup mínimo).
(*) Valor líquido parcial, valor líquido final e valor final para pagamento pontual.
Markup padrão de varejo para o negócio #
Fator que será exibido na tela de cadastramento de produtos, na etapa de personalização, como markup padrão de varejo para o negócio. O markup padrão do negócio tem grau de prevalência 3 e será utilizado pelo sistema nos cálculos que envolverem markup de varejo, sempre que os markups de prevalência mais alta (2: Markup padrão do perfil (Configurado na estrutura do sistema), 1: Markup padrão do perfil por unidade de negócio (Configurado na estrutura do sistema. Pode ser alterado pelo usuário durante o cadastramento do produto) ou 0: Markup por SKU (Informado pelo usuário durante o cadastramento do produto)) não estiverem configurados.
Markup mínimo de varejo para o negócio #
Indica o fator mínimo desejado para o markup de varejo. Efeitos:
- Determina o mínimo para o markup padrão do negócio, informado no parâmetro anterior.
- Será utilizado durante o cadastramento de produtos, como alerta, caso o markup do perfil por unidade de negócio ou do SKU seja informado abaixo desse mínimo.
Além disso, terá efeito sobre o cálculo dos campos de valor líquido (*) nos pedidos do Delivery, podendo haver o bloqueio dos itens do pedido caso algum desses valores fique abaixo do markup mínimo. O usuário poderá, nesse caso, aprovar os itens do pedido separadamente, seja alterando o valor do desconto do item ou solicitando aprovação de um usuário autorizado (com permissão de acesso para aprovar o item abaixo do markup mínimo).
(*) Valor líquido parcial, valor líquido final e valor final para pagamento pontual.
Permite que o mesmo código de produto de fornecedor seja associado a mais de um SKU de um código básico? #
Indica se o código de produto de fornecedor poderá ser associado a diversos SKU’s dentro de um mesmo código básico. Esse procedimento é efetuado durante o cadastramento de produtos, na etapa Inserir Valores na grade.
Cobertura padrão (em dias) para os produtos deste negócio #
Cobertura que será exibida na tela de cadastramento de produtos, na etapa de personalização, como cobertura padrão para o negócio. A cobertura padrão do negócio tem grau de prevalência 3 e será utilizada pelo sistema nos cálculos que envolverem cobertura, sempre que as coberturas de prevalência mais alta (2: Cobertura padrão do perfil (Configurado na estrutura do sistema), 1: Cobertura padrão do perfil por unidade de negócio (Configurado na estrutura do sistema. Pode ser alterado pelo usuário durante o cadastramento do produto) ou 0: Cobertura por SKU (Informado pelo usuário durante o cadastramento do produto)) não estiverem configuradas.
Porcentual de comissão padrão para os produtos deste negócio #
Porcentual de comissão que será exibido na tela de cadastramento de produtos, na etapa de personalização, como comissão padrão para o negócio. O porcentual de comissão padrão do negócio tem grau de prevalência 3 e será utilizada pelo sistema nos cálculos da comissão do produto, sempre que as comissões de prevalência mais alta (2: Comissão padrão do perfil (Configurado na estrutura do sistema), 1: Comissão padrão do perfil por unidade de negócio (Configurado na estrutura do sistema. Pode ser alterado pelo usuário durante o cadastramento do produto) ou 0: Comissão por SKU (Informado pelo usuário durante o cadastramento do produto)) não estiverem configuradas.
Quantidade de casas decimais para o peso do produto #
Número de casas decimais para o cadastramento do peso dos produtos.
Quantidade mínima padrão para os produtos deste negócio #
Quantidade mínima de estoque que será exibida na tela de cadastramento de produtos, na etapa de personalização, como quantidade mínima padrão para o negócio.
Passo 2. Como configurar os parâmetros de produto?