Características #
Características são campos criados para qualificar produtos, clientes, colaboradores, fornecedores, unidades de medida, usuários ou qualquer outra entidade que deva ser cadastrada no sistema e que admita alguma variação nos dados.
Dentre esses campos existem os campos de sistema, fixos e cuja estrutura não pode ser modificada; e os campos personalizados, criados para atender às peculiaridades dos cadastros em cada tipo de negócio e ambiente, em diferentes países.
Quando se fala de cadastro de clientes, por exemplo, é possível que variem os dados cadastrais entre um tipo de segmento e outro. Suponha que seja necessário cadastrar:
- No segmento confecção, o manequim do cliente, tecido ou cor de preferência, o time de futebol pelo qual o cliente torce;
- No segmento de calçados, o número e o tipo de calçado, sola, salto, marca ou material de preferência;
- No segmento pet shop, o sabor de ração que o cliente costuma comprar, o tipo de animal que ele possui (cão, gato, pássaro, peixe, outro), a raça e a idade do animal.
Da mesma maneira, quando se fala de cadastro de produtos, pode ser necessário cadastrar:
- No segmento de confecção, o tipo de cintura para calças e bermudas, um determinado tipo de estampa, tipo de gola, modelo de manga, time de futebol;
- No segmento de calçados, o tipo de salto, tipo de sola, tamanho do cano, etc;
- No segmento pet shop, o tipo de animal e a raça relacionados ao produto, a indicação de idade, etc.
Todos esses campos são usados para caracterizar o cliente, o produto ou qualquer outra entidade que possa ser cadastrada e personalizada.
É essencial, no entanto, que a criação de características seja fruto de um planejamento que leve em conta as reais necessidades do cliente em obter posições com aquele enfoque.