06/07/2022

Passo 1. Como parametrizar o módulo de estoque?

Passo 1. Como parametrizar o módulo de estoque? Essa funcionalidade permite configurar a forma de utilização do módulo Estoques. A parametrização é feita por negócio. Assim, ao acessar a funcionalidade, o sistema exibirá os negócios existentes no ambiente. O ícone à esquerda indicará se o negócio já foi parametrizado, com a cor verde, ou se não foi, com a cor vermelha. Para iniciar ou alterar uma parametrização, clique sobre o ícone editar, à direita do nome do negócio. Caminho: No menu principal, selecione Controladoria -> Parametrizações -> Parametrização de Estoque. Será exibida uma lista com as unidades de negócio previamente […]
06/07/2022

Passo 2. Como configurar os tipos de empenho?

Passo 2. Como configurar os tipos de empenho? Esta funcionalidade permite o cadastramento dos tipos de empenho que serão utilizados pelo usuário nos cadastramentos de empenho de produtos. Caminho: No menu principal, selecione Controladoria -> Cadastros Básicos -> Tipo de Empenho. Será exibida uma lista com os tipos de empenho previamente cadastrados. O usuário poderá editar conforme o necessário. Será permitida a exclusão somente dos tipos de empenho que não estejam vinculados a um empenho em andamento. Cadastrar Clique em Cadastrar e informe os campos conforme abaixo: Descrição Informe uma breve descrição para o tipo de empenho. Essa descrição servirá […]
06/07/2022

Passo 3. Como configurar o módulo de pedido de compra?

Passo 3. Como configurar o módulo de pedido de compra? Essa funcionalidade permite configurar o módulo de Pedido de Compra do módulo Estoques. A parametrização é feita por negócio. Assim, ao acessar a funcionalidade, o sistema exibirá os negócios existentes no ambiente. O ícone à esquerda indicará se o negócio já foi parametrizado, com a cor verde, ou se não foi, com a cor vermelha. Para iniciar ou alterar uma parametrização, clique sobre o ícone editar, à direita do nome do negócio. Caminho: No menu principal, selecione Estoque -> Pedido de Compra -> Parametrização de Pedido de Compra. Será exibida […]
06/07/2022

Como parametrizar o módulo de PDV?

Como parametrizar o módulo de PDV? Como parametrizar o módulo de PDV? Essa funcionalidade permite configurar o PDV – Ponto de Venda. A parametrização é feita por negócio. Assim, ao acessar a funcionalidade, o sistema exibirá os negócios existentes no ambiente. O ícone à esquerda indicará se o negócio já foi parametrizado, com a cor verde, ou se não foi, com a cor vermelha. Para iniciar ou alterar uma parametrização, clique sobre o ícone editar, à direita do nome do negócio. Caminho: No menu principal, selecione Controladoria -> Parametrizações -> PDV -> Parametrização de PDV. Será exibida uma lista com […]
06/07/2022

Como parametrizar o módulo Sales?

Como parametrizar o módulo Sales? Como parametrizar o módulo Sales? Essa funcionalidade permite configurar a forma de utilização do módulo Sales. Caminho: No menu principal, selecione Sales -> Parametrização Sales. Será exibida uma lista com os tipos de unidades de negócio previamente parametrizadas. O usuário poderá editar conforme o necessário. O sistema exibirá um ícone à esquerda que indicará se a unidade já foi parametrizada, na cor verde, ou não, cor vermelha. Parametrizar Clique em Editar e informe os campos conforme abaixo: Cliente Padrão Selecione um cliente padrão para as vendas no Sales. Ao selecionar o cliente, as vendas efetuadas […]
06/07/2022

Como cadastrar um pedido de venda?

Como cadastrar um pedido de venda? Esta funcionalidade permite o cadastramento de pedidos do Delivery para vendas no varejo e no atacado. A tela inicial, além das opções de inclusão, permite a consulta por qualquer dos campos exibidos no painel Filtro de pedidos, opções sempre condicionadas às permissões de acesso definidas para o usuário. Caminho: No menu principal, selecione Delivery -> Pedido de venda. Será exibida uma lista com os pedidos previamente cadastrados. O usuário poderá editar o pedido conforme necessário. Cadastrar Varejo e Atacado Clique em Cadastrar Varejo para cadastrar um pedido de venda no varejo e Cadastrar Atacado […]
06/07/2022

1. Como parametrizar a unidade de negócio

Como parametrizar a unidade de negócio Como parametrizar a unidade de negócio Essa funcionalidade permite configurar os parâmetros que serão utilizados pelo Delivery por unidade de negócio. Caminho: No menu principal, selecione Delivery -> Configuração -> Param. de unidade de negócio. Será exibida uma lista com os tipos de unidades de negócio previamente parametrizadas. O usuário poderá editar conforme o necessário. Parametrizar Clique em Editar e informe os campos conforme abaixo: Prazo de validade Indica, em dias, horas ou minutos, o prazo de validade do pedido, que será contado a partir da data/hora da inclusão do pedido no sistema. Quando não […]
06/07/2022

Como cadastrar uma equipe de vendas?

Como cadastrar uma equipe de vendas? Essa funcionalidade permite cadastrar e configurar colaboradores previamente cadastrados no módulo Pessoas para formação das equipes de vendas, por unidade de negócio. A tela inicial apresenta, à esquerda, a opção para cadastrar um novo integrante (botão Cadastrar), e logo abaixo, o painel Equipe de vendas, com a formação atual das equipes. Observe que a estrutura de identificação nesse painel demonstra a relação de subordinação entre os colaboradores. A posição que cada colaborador ocupa nessa estrutura depende do colaborador superior que lhe for atribuído. Se não houver colaborador superior, ele ocupará a posição totalmente à […]
06/07/2022

2. Como parametrizar o cliente no módulo Delivery?

Como parametrizar o cliente no módulo Delivery? Como parametrizar o cliente no módulo Delivery? Essa funcionalidade permite configurar os clientes que efetuarão compras e orçamentos no módulo Delivery. Os clientes são selecionados a partir do cadastro previamente efetuado no módulo Pessoas, sendo este um pré-requisito para a parametrização do cliente no Delivery. A configuração do cliente no Delivery é feita por unidade de negócio. Assim, ao acessar a funcionalidade, a unidade deverá ser selecionada. Note que o sistema poderá solicitar a seleção da unidade de negócio. Após selecionar a unidade de negócio, o sistema exibirá uma tela a partir da […]
06/07/2022

Quais os pré-requisitos para a utilização do módulo Delivery?

Quais os pré-requisitos para a utilização do módulo Delivery? São estes os pré-requisitos para utilização do Delivery: Configuração do acesso do usuário do Delivery à unidade de negócio. Configuração do acesso do usuário às funcionalidades do Delivery. Parametrização da unidade de negócio. Parametrização dos clientes que utilizarão o Delivery para compras no atacado, requerida para uso da tabela de preços de atacado. Para compras no varejo a parametrização de clientes não é requerida. Cadastramento da equipe de vendas. Como a equipe de vendas é formada a partir de colaboradores, estes devem também estar pré-cadastrados no módulo Pessoas. Cadastramento das transportadoras […]
06/07/2022

3. Como parametrizar o monitoramento do módulo Delivery?

Como parametrizar o monitoramento do módulo Delivery? Essa funcionalidade permite configurar, por unidade de negócio, os parâmetros para o monitoramento de pedidos. A tela inicial apresenta as unidades de negócio às quais o usuário possui acesso e indica a configuração atual dos parâmetros. Caminho: No menu principal, selecione Delivery -> Configuração -> Param. de monitoramento. Será exibida uma lista com os tipos de unidades de negócio previamente parametrizadas. O usuário poderá editar conforme o necessário. Cadastrar Clique em Cadastrar e informe os campos conforme abaixo: Unidade de Negócio Selecione a unidade de negócio a ser parametrizada. Apresenta pedidos em aberto?      […]
06/07/2022

Qual a função do módulo Delivery?

Qual a função do módulo Delivery?Qual a função do módulo Delivery? O objetivo do módulo Delivery é a geração de pedidos de venda para entrega futura, pedidos estes que podem ser oriundos de:     Vendas geradas pelo e-commerce.     Vendas efetuadas pela loja com entrega pelo depósito (usando o Delivery).     Vendas via telemarketing registradas no Delivery. Assim, sempre que se fala em entrega futura, se fala em Delivery, e quando se fala em entrega imediata, em PDV, sendo que em ambos os casos pode haver vendas em varejo e/ou atacado. Para que a loja efetue vendas com entrega imediata […]
06/07/2022

4. Como fazer o pré-cadastro da função do colaborador no módulo Delivery?

Como fazer o pré-cadastro da função do colaborador no módulo Delivery? Esta funcionalidade permite cadastrar a função que o colaborador assumirá no Delivery, ao ser cadastrado na equipe de vendas. O cadastramento é feito por negócio, isto é, as funções aqui cadastradas serão válidas para todas as unidades de negócio. Caminho: No menu principal, selecione Delivery -> Pré-Cadastro -> Função de Colaborador. Será exibida uma lista com as funções de Colaborador previamente parametrizadas. O usuário poderá editar conforme o necessário. A exclusão só será possível quando a função não estiver associada a nenhum colaborador das equipes de vendas. Cadastrar Clique em […]
06/07/2022

5. Como fazer o pré-cadastro do motivo de cancelamento no módulo Delivery?

Como fazer o pré-cadastro do motivo de cancelamento no módulo Delivery? Esta funcionalidade permite cadastrar os motivos de cancelamento que deverão ser utilizados nos casos de cancelamento de pedido e orçamento. O cadastramento é feito por negócio, isto é, os motivos aqui cadastrados serão válidos para todas as unidades de negócio. Caminho: No menu principal, selecione Delivery -> Pré-Cadastro -> Motivo de Cancelamento. Será exibida uma lista com os Motivos de Cancelamento previamente parametrizadas. O usuário poderá editar conforme o necessário. Cadastrar Clique em Cadastrar e informe os campos conforme abaixo: Descrição Informe uma descrição, por exemplo, ‘Desistência’, ‘Condição de pagamento […]
06/07/2022

Como criar um empenho?

Como criar um empenho? Antes de criar um empenho, você deve:  Configurar um tipo de empenho no ERP Microneo. Para isso, verifique no   manual: Como configurar os tipos de empenho?   Essa funcionalidade permite empenhar produtos até então disponíveis no estoque, tornando-os indisponíveis para vendas ou outras saídas, como também permite desempenhar os referidos produtos, somando-os novamente ao estoque disponível. O ERP Microneo utiliza o conceito de estoque disponível para conferir credibilidade a todas as operações que envolvam qualquer saída do estoque. Para designar produtos existentes no estoque que por alguma razão não estejam disponíveis, utiliza o conceito de produto empenhado, isto é, […]
06/07/2022

Como fazer um arquivo para importar inventario?

Como fazer um arquivo para importar inventario? Crie um arquivo no formato TXT com o cabeçalho exemplo a seguir: INV|DOMINIO:LEVIS|NEG:001|UN:002|yyyy-MM-ddTHH:mm:ss:2017-04-17T23:00:000265303320001;10297502120006;10319900320007;10319902460005;10328702120005;1 Altere as informações de domínio, negócio e unidade para as informações de sua empresa, e em seguida preencha a data com a data que o inventário deverá entrar em vigor. Abaixo, coloque o SKU do produto e, separado por ponto-e-virgula, coloque a quantidade de estoque. É importante que o SKU esteja idêntico ao SKU no ERP Microneo, inclusive a mesma quantidade de zeros na parte anterior. Outra informação importante é que o arquivo não pode ter espaços vazios. Para verificar […]