Como cadastrar um produto?
Antes de cadastrar um produto, você deve: Configurar uma unidade de medida no ERP Microneo. Para isso, verifique no manual: Como configurar as unidades de medida? Configurar os tributos no ERP Microneo. Para isso, verifique no manual: Como configurar os tributos no sistema? Configurar os parâmetros de produto no ERP Microneo. Para isso, verifique no manual: Como configurar os parâmetros de produto? Configurar os parâmetros de preço no ERP Microneo. Para isso, verifique no manual: Como configurar os parâmetros de preço? Cadastrar um fornecedor no ERP Microneo. Para isso, verifique no manual: Como cadastrar uma pessoa? |
Essa funcionalidade permite cadastrar os produtos que serão utilizados no sistema. Abaixo demonstra como cadastrar um produto.
Caminho: No menu principal, selecione Produto -> Cadastro Produto.
Será exibida uma lista com os produtos previamente cadastrados. O usuário poderá editar conforme o necessário.
Cadastrar
Clique em Cadastrar e informe os campos conforme abaixo:
Perfil
Selecione o perfil do produto que será cadastrado. Ao selecionar o perfil, as características a ele relacionadas serão exibidas em uma nova seção na tela, chamada Perfil <nome do perfil selecionado>.
Unidade de medida
Selecione a unidade de medida utilizada para o produto. O conteúdo da lista é obtido dos cadastramentos efetuados na funcionalidade Unidades de Medida. Para isso, verifique no manual: Como configurar as unidades de medida?
Conversão de produto
A funcionalidade conversão de produto é utilizada no sistema para converter automaticamente a quantidade de conversão de acordo com o cadastro feito neste campo. Por exemplo: Na funcionalidade “Recebimento Mercadoria” do módulo Estoque, caso a unidade de medida utilizada no cadastro do produto seja “Unidade”, e na entrada do produto, o fornecedor envie a unidade de produto como “Caixa”, sendo que na caixa constem 6 unidades para este produto, então deverá ser cadastrada uma conversão de produto apontando que uma unidade de medida “Caixa” será igual a seis unidades de medida “Unidade”.
Código
O código do produto pode ser gerado automaticamente pelo sistema ou informado pelo usuário, de acordo com o parâmetro: O código do produto será automático? Esse parâmetro é configurado pela equipe de arquitetura da Microneo. A formação do código do produto está condicionada aos parâmetros:
Quantidade de dígitos para o código do produto básico
Máscara para o código de produto básico
Máscara para o código do produto completo
Campos da seção
As características ou campos exibidos na seção Perfil variam de acordo com o perfil selecionado. Os campos são totalmente parametrizáveis pela equipe de arquitetura da Microneo.
Fornecedores
Digite os primeiros caracteres do nome ou do código do(s) fornecedor(es) e selecione-o(s) da lista exibida. A lista apresenta os fornecedores cadastrados no módulo Pessoas, funcionalidade Fornecedores. Se a lista para seleção estiver vazia, cadastre um fornecedor. Para isso, verifique no manual: Como cadastrar uma pessoa?
Cadastrar
Clique em Cadastrar, no canto inferior direito da tela. O sistema exibirá uma mensagem de confirmação dos dados cadastrados e exibirá uma nova tela com cinco etapas, cada uma com um conjunto de informações necessárias ao restante do cadastramento. Note que, se o cadastramento for interrompido a qualquer momento após este passo, os dados serão gravados e o cadastramento poderá ser retomado posteriormente. O produto será sinalizado com um ícone vermelho na tela inicial, o que indicará um cadastramento incompleto.
1º ABA – Personalização do produto:
Observe nessa etapa que os campos Markup, Comissão, Cobertura e Quantidade mínima de estoque podem possuir diversos valores padrão cadastrados, sendo necessário ao sistema, em vários momentos, adotar uma regra de prevalência para identificar qual dos valores cadastrados deve ser utilizado. Quanto ao preenchimento dos campos:
Unidade de negócio
O sistema exibe uma linha para cada unidade de negócio, para definição das informações descritas abaixo.
Markup atacado
Na etapa de personalização do produto, na tela de cadastramento, podem ser apresentados até três fatores de markup de atacado: O Markup padrão do perfil por unidade de negócio tem grau de prevalência 1 e é configurado na estrutura do sistema. O Markup padrão do perfil tem grau de prevalência 2 e também é configurado na estrutura do sistema. O Markup padrão do negócio tem grau de prevalência 3 e é configurado no parâmetro de produtos: Markup padrão de atacado para o negócio. Pode ser alterado pelo usuário durante o cadastramento do produto. Além desses markups, o sistema permite ainda que seja configurado, nos perfis que utilizem grade, um markup por SKU: O Markup por SKU tem grau de prevalência 0 e é informado pelo usuário durante o cadastramento do produto, na 3º ABA – Inserir valores na grade.
Qual dos valores cadastrados o sistema utiliza?
Veja que o sistema pode dispor de até quatro valores cadastrados para o markup de atacado. Os números indicados em cada markup, do 0 ao 3, indicam a prevalência na utilização dos diferentes fatores de markup. Isto é, sempre que houver markup cadastrado por SKU (0), este prevalecerá em qualquer cálculo feito pelo sistema em que se utilize o markup de atacado. Se não existir o markup por SKU (0), o sistema utilizará o markup do perfil por unidade de negócio (1), e assim subsequentemente.
Aplicação do MARKUP de ATACADO:
O sistema poderá utilizar um dos markups citados acima para calcular a sugestão do preço de ATACADO, desde que o cálculo dessa sugestão esteja configurado na estrutura do sistema e a fórmula de cálculo utilize markup.
Markup varejo
Na etapa de personalização do produto, na tela de cadastramento, podem ser apresentados até três fatores de markup de varejo: O Markup padrão do perfil por unidade de negócio tem grau de prevalência 1 e é configurado na estrutura do sistema. O Markup padrão do perfil tem grau de prevalência 2 e também é configurado na estrutura do sistema. O Markup padrão do negócio tem grau de prevalência 3 e é configurado no parâmetro de produtos: Markup padrão de varejo para o negócio. Pode ser alterado pelo usuário durante o cadastramento do produto. Além desses markups, o sistema permite ainda que seja configurado, nos perfis que utilizem grade, um markup por SKU: O Markup por SKU tem grau de prevalência 0 e é informado pelo usuário durante o cadastramento do produto, na 3º ABA – Inserir valores na grade.
Qual dos valores cadastrados o sistema utiliza?
Veja que o sistema pode dispor de até quatro valores cadastrados para o markup de varejo. Os números indicados em cada markup, do 0 ao 3, indicam a prevalência na utilização dos diferentes fatores de markup. Isto é, sempre que houver markup cadastrado por SKU (0), este prevalecerá em qualquer cálculo feito pelo sistema em que se utilize o markup de varejo. Se não existir o markup por SKU (0), o sistema utilizará o markup do perfil por unidade de negócio (1), e assim subsequentemente.
Aplicação do MARKUP de VAREJO:
O sistema poderá utilizar um dos markups citados acima para calcular a sugestão do preço de VAREJO, desde que o cálculo dessa sugestão esteja configurado na estrutura do sistema e a fórmula de cálculo utilize markup.
Comissão (%)
Na etapa de personalização do produto, na tela de cadastramento, podem ser apresentados até três informações para a comissão: A Comissão padrão do perfil por unidade de negócio tem grau de prevalência 1 e é configurado na estrutura do sistema. A Comissão padrão do perfil tem grau de prevalência 2 e também é configurado na estrutura do sistema. A Comissão padrão do negócio tem grau de prevalência 3 e é configurado no parâmetro de produtos: Comissão padrão para o negócio. Pode ser alterado pelo usuário durante o cadastramento do produto. Além dessas comissões, o sistema permite ainda que seja configurado, nos perfis que utilizem grade, uma comissão por SKU: A comissão por SKU tem grau de prevalência 0 e é informado pelo usuário durante o cadastramento do produto, na 3º ABA – Inserir valores na grade.
Qual dos valores cadastrados o sistema utiliza?
Veja que o sistema pode dispor de até quatro valores cadastrados para comissão. Os números indicados em cada comissão, do 0 ao 3, indicam a prevalência na utilização dos diferentes fatores de comissão. Isto é, sempre que houver comissão cadastrada por SKU (0), este prevalecerá em qualquer cálculo feito pelo sistema em que se utilize a comissão. Se não existir comissão por SKU (0), o sistema utilizará a comissão do perfil por unidade de negócio (1), e assim subsequentemente.
Aplicação da Comissão:
Os fatores de comissão aqui descritos são aplicados sobre o valor de venda do produto, nas vendas registradas no PDV, Sales ou no Delivery.
Cobertura (em dias)
Na etapa de personalização do produto, na tela de cadastramento, podem ser apresentados até três informações para a cobertura de estoque: A Cobertura padrão do perfil por unidade de negócio tem grau de prevalência 1 e é configurado na estrutura do sistema. A Cobertura padrão do perfil tem grau de prevalência 2 e também é configurado na estrutura do sistema. A Cobertura padrão do negócio tem grau de prevalência 3 e é configurado no parâmetro de produtos: Cobertura padrão para o negócio. Pode ser alterado pelo usuário durante o cadastramento do produto. Além dessas coberturas, o sistema permite ainda que seja configurado, nos perfis que utilizem grade, uma cobertura por SKU: A cobertura por SKU tem grau de prevalência 0 e é informado pelo usuário durante o cadastramento do produto, na 3º ABA – Inserir valores na grade.
Qual dos valores cadastrados o sistema utiliza?
Veja que o sistema pode dispor de até quatro valores cadastrados para cobertura. Os números indicados em cada cobertura, do 0 ao 3, indicam a prevalência na utilização dos diferentes fatores de cobertura. Isto é, sempre que houver cobertura cadastrada por SKU (0), este prevalecerá em qualquer cálculo feito pelo sistema em que se utilize a cobertura. Se não existir cobertura por SKU (0), o sistema utilizará a cobertura do perfil por unidade de negócio (1), e assim subsequentemente.
Aplicação da Cobertura:
O sistema utilizará a informação da cobertura para indicar quais produtos estão com a cobertura aquém da mínima desejada. Uma das funcionalidades em que isso pode ser observado é a consulta de estoque, por exemplo.
Quantidade mínima
Na etapa de personalização do produto, na tela de cadastramento, podem ser apresentados até três informações para a quantidade mínima de estoque: A quantidade mínima padrão do perfil por unidade de negócio tem grau de prevalência 1 e é configurado na estrutura do sistema. A quantidade mínima padrão do perfil tem grau de prevalência 2 e também é configurado na estrutura do sistema. A quantidade mínima padrão do negócio tem grau de prevalência 3 e é configurado no parâmetro de produtos: quantidade mínima padrão para o negócio. Pode ser alterado pelo usuário durante o cadastramento do produto. Além dessas quantidades mínimas, o sistema permite ainda que seja configurado, nos perfis que utilizem grade, uma quantidade mínima por SKU: A quantidade mínima por SKU tem grau de prevalência 0 e é informado pelo usuário durante o cadastramento do produto, na 3º ABA – Inserir valores na grade.
Qual dos valores cadastrados o sistema utiliza?
Veja que o sistema pode dispor de até quatro valores cadastrados para quantidade mínima. Os números indicados em cada quantidade mínima, do 0 ao 3, indicam a prevalência na utilização dos diferentes fatores de quantidade mínima. Isto é, sempre que houver quantidade mínima cadastrada por SKU (0), este prevalecerá em qualquer cálculo feito pelo sistema em que se utilize a quantidade mínima. Se não existir quantidade mínima por SKU (0), o sistema utilizará a quantidade mínima do perfil por unidade de negócio (1), e assim subsequentemente.
Aplicação da quantidade mínima:
O sistema utilizará essa informação para indicar quais produtos estão com a quantidade em estoque abaixo da mínima desejada, permitindo ao administrador tomar as devidas decisões sobre o abastecimento. Uma das funcionalidades do sistema em que essa indicação pode ser observada é a consulta de estoque, por exemplo.
Praticar preço atacado a partir de X peças
Esta funcionalidade permite que para o determinado produto, a partir da quantidade mínima parametrizada nesta funcionalidade, o sistema passe a aplicar o preço de venda cadastrado na tabela de atacado para as vendas registradas no PDV, Sales ou no Delivery.
Produtos relacionados
Informe no campo de busca os primeiros dígitos do código ou parte da descrição do produto para efetuar uma busca dos produtos relacionados. Em seguida selecione da lista o item desejado. Os produtos selecionados nesta funcionalidade são expostos no campo produtos relacionados do módulo PDV.
Produtos similares
Informe no campo de busca os primeiros dígitos do código ou parte da descrição do produto para efetuar uma busca dos produtos similares. Em seguida selecione da lista o item desejado. Os produtos selecionados nesta funcionalidade serão expostos no campo produtos similares do módulo PDV.
Imagens
Clique em Adicionar Arquivos e selecione imagens para associação ao produto. As imagens selecionadas nesta funcionalidade serão expostas nos módulos de PDV e nas lojas virtuais quando houver integração.
2º ABA – Configuração de grade:
A utilização da grade, bem como o tipo de informação nela utilizado (cor, tamanho, sabor, etc.) variam de acordo com o perfil do produto. Por exemplo: para o perfil Confecção, forma-se uma grade com cor e tamanho, para o perfil Perfumes, forma-se uma grade apenas com tamanho. Já os itens da grade devem ser definidos de acordo com a utilização de cada ambiente. Por exemplo, quais as cores ou quais os tamanhos que serão utilizados.
3º ABA – Inserir valores na grade:
Nessa etapa você pode incluir informações na grade por SKU. Para incluir imagens, clique em SKU/Imagens, em seguida clique no ícone ao lado de cada código (SKU) e adicione os arquivos desejados. As imagens por SKU serão visualizadas na consulta de produtos e na tela de venda no PDV. Quando houver mais de uma imagem, o PDV permitirá visualizá-las uma a uma. Quando não houver imagens por SKU, o PDV exibirá as imagens cadastradas para o código básico do produto. Para incluir alguma das informações complementares, o código alternativo ou o código do fornecedor, clique sobre cada uma dessas informações. Note que será exibida uma grade imediatamente abaixo e, à esquerda, a indicação da unidade de negócio, caso haja mais de uma. Clique sobre a unidade de negócio e digite a informação diretamente na grade correspondente. Para passar para a próxima etapa, clique em Avançar.
4º ABA – Configurar preços:
A configuração dos preços nesta etapa está sujeita, além do exposto a seguir, à parametrização de preços do negócio e à parametrização de preços da unidade de negócio. O sistema disponibiliza, por padrão, as tabelas de preço de varejo, atacado, custo e custo médio ponderado. O preço de custo médio ponderado será sempre calculado pelo sistema a partir de uma média ponderada entre as quantidades e preços do último recebimento e quantidades e preços médios ponderados dos produtos em estoque. Assim, quando não houver dados de recebimento no sistema, esse custo não será calculado, tampouco poderá ser digitado pelo usuário. Os preços de varejo, atacado e custo, assim como outros tipos de preços que venham a ser customizados, estão sujeitos a parametrizações efetuadas na estrutura do sistema para o ambiente, a saber:
Cálculo de sugestão de preços com base em markup ou outro indicador
Permissão para alterar os preços calculados pelo sistema
As casas decimais utilizadas para todos os preços correspondem às casas decimais configuradas para a moeda em uso no ambiente.
Nova Data início de validade
O sistema sugere que a data de início de validade, para cada tipo de preço informado, seja a data corrente + número de dias informado no parâmetro abaixo.
Atenção: Será sugerida, como hora de início da validade, 0h do dia calculado pelo sistema. Observe sempre a data e a hora sugeridas pelo sistema e altere-as, se necessário!
À direita do campo Data início validade, o sistema informará a última data de início validade informada, ou seja, informará desde quando os preços atuais estão vigentes.
Variação de preços
Sujeito a configurações na estrutura do sistema, o ambiente poderá utilizar preços iguais ou diferentes entre as combinações dos elementos da grade e entre as unidades de negócio.
5º ABA – Configurar tributação:
A partir dela poderão ser aplicados os impostos cadastrados na funcionalidade Tributação.
Selecione o NCM do produto. Lembre-se que o NCM é vinculado previamente a uma configuração de tributação para entrada e saída e que o sistema utiliza essa tributação como padrão para o produto em questão. Por essa razão os campos nas seções Entrada e Saída são pré-preenchidos com o texto “Utilizando o padrão do NCM”.
Há casos em que um determinado produto é tributado de maneira diferente daquilo que normalmente é aplicado ao seu NCM. Produtos de determinada marca ou espécie, por exemplo, que podem sofrer redução ou acréscimo de alíquota como forma de incentivar ou desestimular o consumo.
Se esse for o caso do produto, clique sobre o campo e altere a tributação a ser aplicada.
Caso o produto esteja sujeito a substituição tributária em determinado estado, clique em Cadastrar Estado/MVA, selecione a UF e informe a Margem de Valor Agregado.
Clique em Avançar.
Como cadastrar um produto?