Margem de contribuição
É a parte do preço de venda de cada produto que excede o custo da mercadoria vendida (CMV) e que contribui para a cobertura das despesas fixas e para a geração do lucro. É obtida pela diferença entre o montante líquido das vendas de produtos em um período e as despesas decorrentes das vendas relativas a esses mesmos produtos no mesmo período.
Fórmula: MC = (Receita bruta – Abatimentos) – Despesas decorrentes da venda
Importante:
- A margem de contribuição só ocorre quando ocorre a venda;
- O somatório da margem de contribuição de todos os produtos deve, ao menos, cobrir os custos fixos;
- O fato de a margem de contribuição atribuída a cada produto ser maior ou menor não deve ser analisado isoladamente, mas sim em conjunto com o desempenho de vendas do produto. Isso porque um produto pode possuir uma margem de contribuição menor e vender muito, da mesma forma que pode possuir uma margem maior e vender pouco. Assim, tem-se que os produtos contribuem em diferentes proporções para o abatimento dos custos fixos.
http://www.microneo.com.br
http://microneo.com.br