Como cadastrar um pedido de venda?
Como cadastrar uma equipe de vendas?
Show all

1. Como parametrizar a unidade de negócio

Como parametrizar a unidade de negócio

Como parametrizar a unidade de negócio

Essa funcionalidade permite configurar os parâmetros que serão utilizados pelo Delivery por unidade de negócio.

Caminho: No menu principal, selecione Delivery -> Configuração -> Param. de unidade de negócio.

Será exibida uma lista com os tipos de unidades de negócio previamente parametrizadas. O usuário poderá editar conforme o necessário.

Parametrizar

Clique em Editar e informe os campos conforme abaixo:

Prazo de validade

Indica, em dias, horas ou minutos, o prazo de validade do pedido, que será contado a partir da data/hora da inclusão do pedido no sistema. Quando não for informado, o parâmetro indica que a unidade de negócio não trabalha com validade de pedido.

Habilita cancelamento automático do pedido?

Habilitado somente em ambientes que utilizem prazo de validade de pedido. Quando este parâmetro estiver marcado, os pedidos com data de validade atingida serão automaticamente cancelados pelo sistema, desde que o pedido não esteja ainda separado ou conferido, em ambientes que utilizem separação e/ou conferência, e desde que não esteja faturado. Em ambientes que utilizem empenho automático (Ver: Gera empenho automático?), o cancelamento do pedido implicará o cancelamento das quantidades empenhadas. Observe que, em ambientes que não utilizem empenho automático, os pedidos continuarão existindo no sistema até que alguém os cancele manualmente. Se tiver ocorrido empenho automático de produtos, o empenho também permanecerá, reservando produtos para venda desnecessariamente.

Originados de orçamentos que não estejam vencidos

Habilitado somente quando o ambiente utilizar cancelamento automático de pedido. Habilitará para o usuário a opção aqui selecionada, para reabrir ou cancelar pedidos ainda não vencidos.

Gera empenho automático?

Indica se, a cada produto lançado no pedido, a quantidade pedida será automaticamente empenhada.

Permite alterar o representante comercial?

Indica se será possível alterar, nas telas do Delivery (ex.: Pedidos de venda e Orçamento), o representante comercial previamente cadastrado para o cliente na parametrização de clientes do módulo Delivery.

Realiza separação?

Indica se o Delivery utilizará separação de produtos. Quando marcado, a inclusão de um pedido gerará automaticamente uma operação de separação no módulo Estoque.

Realiza conferência?

Indica se o Delivery utilizará conferência de quantidades.

Realiza entrega?

Indica se o Delivery utilizará entrega de pedidos.

Tipo Layout Impressão

Permite selecionar a configuração da orientação de impressão entre Retrato (Vertical) e Paisagem (Horizontal).

Tipo Venda Padrão

Permite selecionar o tipo de venda a ser utilizada no cadastro de um pedido entre Direta e Indireta.

Prioridade Padrão

Permite selecionar a prioridade padrão a ser utilizada no cadastro de um pedido entre baixa, normal, alta e urgente. 

Destinação Padrão

Permite selecionar a destinação padrão a ser utilizada no cadastro de um pedido entre revenda e uso e consumo.

Unidade Estoque Padrão

Permite selecionar a unidade de negócio padrão a qual será utilizada o estoque físico para separação da mercadoria no cadastro de um pedido.

Permite cadastrar pedido no varejo sem parametrizar cliente

Esse parâmetro permite o cadastro de um pedido no atacado sem necessariamente parametrizar um cliente.

Permite Venda no Atacado

Indica se o Delivery permitirá vendas no atacado, e permite selecionar a tabela a ser utilizada.

Permite venda no Varejo

Indica se o Delivery permitirá vendas no varejo, e permite selecionar a tabela a ser utilizada.

Permite pedido retroativo?            

Habilitado somente em ambientes que utilizem prazo de validade do pedido, este parâmetro indica se será possível incluir um pedido com data anterior à atual.

Permite pedido retroativo ao prazo de validade?    

Habilitado somente quando for possível incluir pedido com data retroativa (parâmetro anterior), este parâmetro indica se será possível incluir um pedido com data retroativa, com prazo maior que o definido na parametrização da validade do pedido.

Prazo de validade              

Indica, em dias, horas ou minutos, o prazo de validade do pedido retroativo, que será contado a partir da data/hora da inclusão do pedido no sistema. Atingido esse prazo de validade, em ambientes que utilizem cancelamento automático, o pedido poderá ser automaticamente cancelado, desde que não esteja em situação que impeça o cancelamento. Leia sobre o parâmetro de cancelamento. Preenchimento obrigatório.

Entrega futura superior ao prazo de validade do pedido       

Habilitado somente em ambientes que utilizem prazo de validade de pedido. Indica se será permitido informar uma data prevista de entrega que ultrapasse a data de validade do pedido.

Prazo de validade              

Habilitado somente quando o parâmetro anterior estiver marcado. Indica o prazo de validade do pedido, que será contado a partir da data/hora prevista de entrega. Atingido esse prazo de validade, em ambientes que utilizem cancelamento automático, o pedido poderá ser automaticamente cancelado, desde que não esteja em situação que impeça o cancelamento. Leia sobre o parâmetro de cancelamento. Preenchimento obrigatório.

Quantidade mínima de produtos nas vendas para varejo     

Quantidade mínima exigida pelo sistema para efetuar uma venda ou orçamento no varejo.

Valor mínimo nas vendas para varejo         

Valor mínimo exigido pelo sistema para efetuar uma venda ou orçamento no varejo.

Quantidade mínima de produtos nas vendas para atacado  

Quantidade mínima exigida pelo sistema para efetuar uma venda ou orçamento no atacado.

Valor mínimo nas vendas para atacado      

Valor mínimo exigido pelo sistema para efetuar uma venda ou orçamento no atacado.

% máximo de desconto permitido                

Desconto máximo que poderá ser concedido no pedido de venda e no orçamento, considerando que:

Se algum colaborador da equipe de vendas estiver cadastrado com um porcentual máximo de desconto superior ao estabelecido neste parâmetro, o porcentual do colaborador será igualado ao porcentual aqui definido. Se a opção Sempre permitir o desconto máximo parametrizado no sistema (XX,XX %)? estiver marcada para um ou mais colaboradores da equipe de vendas, ela será atualizada com o porcentual aqui definido. Se não estiver marcada, mas o porcentual definido para a equipe de vendas for maior que o definido aqui neste parâmetro, será exibida uma mensagem de notificação/confirmação. Se a mensagem for confirmada, o porcentual do(s) colaborador(es) será igualado ao porcentual definido neste parâmetro.

% máximo de comissão por cliente sobre as vendas diretas

Este parâmetro limita o porcentual da comissão a ser definido para os clientes na tela de parametrização de clientes, campo % de comissão cliente.

% máximo de comissão por colaborador sobre as vendas diretas       

Este parâmetro limita o porcentual máximo da comissão sobre as vendas diretas, definido para os colaboradores na tela de cadastro de equipe de vendas, campo Comissão direta.

% máximo de comissão por colaborador sobre as vendas da equipe

Este parâmetro limita o porcentual máximo da comissão sobre as vendas da equipe (comissão que o superior receberá sobre as vendas do colaborador subordinado), definido para os colaboradores na tela de cadastro de equipe de vendas, campo Comissão sobre a equipe.

% da comissão a ser paga no momento do faturamento       

Indica a parte da comissão que deverá ser paga no momento da efetivação da venda.

% da comissão a ser paga no momento do recebimento       

Indica a parte da comissão que deverá ser paga no momento do recebimento.

 

Como parametrizar a unidade de negócio

Como parametrizar a unidade de negócio

https://www.microneo.com.br

Como parametrizar a unidade de negócio