Antes de efetuar uma separação, você deve: Habilitar a funcionalidade de separação no ERP Microneo. Para isso, verifique no manual: Como parametrizar o módulo de estoque? |
Essa funcionalidade permite que o sistema controle o processo de separação, que consiste em separar fisicamente do estoque os produtos para atendimento às operações de Transferência, Pedidos do Delivery, ou qualquer outra saída de produtos cuja entrega deva ser feita pelo depósito.
Sempre que ocorrer uma das operações acima, será gerada automaticamente pelo sistema uma solicitação de saída do estoque. Quando o ambiente estiver configurado para usar separação, será criada uma linha na tela inicial da separação, indicando o número (ID, ou identificador), a data da geração e a operação que a originou, se uma transferência, pedido do Delivery, etc.
A coluna à direita exibirá, para as separações ainda não efetuadas, a opção “Separar”, e a opção para emissão do romaneio, se o usuário logado possuir permissão para emiti-lo.
O processo consiste em efetuar a separação física dos produtos do estoque, podendo o responsável pela separação atuar de duas formas, conforme parametrizado no ambiente:
O romaneio exibe o código completo, a descrição, a quantidade, a localização e o código de barras do produto e pode ser usado como instrumento para a separação.
Efetuando uma separação
Clique sobre o ícone “Separar”, na coluna Ação.
A tela para registro para separar poderá apresentar-se de duas maneiras, de acordo com o parâmetro “Valida os produtos da separação com o código de barras do romaneio?”. Para isso, verifique no manual: Configure o Módulo de Estoque.
O conteúdo da coluna Identificação, na tela de separação, estará sujeito a dois fatores:
Isto é, quando o ambiente estiver configurado para utilizar separação de produtos, e não utilizar conferência de quantidades, tratando-se de produto identificável, será obrigatório informar a identificação do produto no momento da separação. Nesse caso o campo Identificação exibirá o botão Identificar produto; nos casos em que o produto não for identificável, o botão não será exibido.
Assim, quando o botão for exibido, será obrigatório informar o código de identificação e/ou o número do lote e/ou a data de validade do produto, de acordo com o que estiver configurado para o perfil daquele produto. A ausência da identificação nos casos em que ela for requerida implicará divergência a ser tratada ao término da conferência. Note que a identificação do produto deve ocorrer sempre no último passo do processo de separação. Se o ambiente estivesse configurado para utilizar conferência, ela seria o último passo do processo e a identificação seria solicitada durante a conferência. Não havendo conferência, a identificação deve ser solicitada no momento anterior, que é o da separação, ou antes ainda, caso não se utilize separação, ou seja, na própria transferência, inclusão de pedido do Delivery ou outro passo que solicite a saída de produto ao estoque.
Para salvar os dados da tela e prosseguir com a edição posteriormente, clique em Salvar separação.
Concluir
Para concluir, clique em Finalizar separação. Após a finalização, se o ambiente estiver configurado para utilizar conferência de quantidades, será gerada uma pendência para a conferência; caso contrário, será gerada uma pendência para o faturamento da movimentação de saída.