Como Parametrizar o Módulo Sales #
Como parametrizar o módulo Sales? #
Essa funcionalidade permite configurar a forma de utilização do módulo Sales.
Caminho: No menu principal, selecione Sales → Parametrização Sales. #
Será exibida uma lista com os tipos de unidades de negócio previamente parametrizadas. O usuário poderá editar conforme o necessário. O sistema exibirá um ícone à esquerda que indicará se a unidade já foi parametrizada, na cor verde, ou não, cor vermelha.
Parametrizar #
Clique em Editar e informe os campos conforme abaixo:
Cliente Padrão #
Selecione um cliente padrão para as vendas no Sales. Ao selecionar o cliente, as vendas efetuadas no módulo Sales estarão a princípio atribuídas a ele. Entretanto, no momento da venda, o usuário poderá selecionar outro cliente. Caso este campo permaneça vazio, ao efetuar uma venda no Sales, o usuário deverá selecionar o cliente.
Próximo número invoice #
Informe o próximo número de invoice que será utilizado. O preenchimento inicial é 1 e o conteúdo desse campo é atualizado automaticamente de acordo com as invoices geradas nas vendas.
Tabela de preço a ser praticada #
Selecione a tabela de preços que será utilizada como padrão nas vendas.
Realiza venda de produto sem estoque #
Esse parâmetro determina se será possível registrar a venda de um produto para o qual não exista estoque suficiente.
Permite cancelar venda retroativa #
Esse parâmetro determina se será possível cancelar vendas de dias anteriores.
Permite venda com data retroativa #
Esse parâmetro determina se será possível registrar vendas com data anterior à atual. Em caso afirmativo, a data retroativa poderá ser informada sem restrição, porém a venda não poderá ser pausada, devendo ser finalizada naquele momento.
Apresenta imagem do produto quando da sua captação? #
Esse parâmetro determina se, durante o registro da venda, na guia Produto, será exibida a imagem associada ao SKU durante o cadastramento do produto.
Gerar nota fiscal #
Esse parâmetro determina se, ao final da venda, permite a emissão da nota fiscal eletrônica no módulo Faturamento.
Informa cliente #
Esse parâmetro indica se o campo Cliente será exibido na tela de vendas do Sales.
Informa seguro #
Esse parâmetro indica se o campo Seguro será exibido na tela de vendas do Sales. Em caso afirmativo, o campo será exibido em uma área fixa chamada Valores, na parte inferior da tela de vendas. Essa área é exibida independentemente da guia em uso.
Informa vendedor #
Esse parâmetro indica se o campo Vendedor será exibido na tela de vendas do Sales.
Informa ordem de compra #
Esse parâmetro indica se o campo Ordem de compra será exibido na tela de vendas. Deve ser utilizado caso exista um documento que dê origem à venda, como uma ordem de compra, pedido ou outro.
Informa acréscimo #
Esse parâmetro indica se o campo Acréscimo será exibido na tela de vendas do Sales. Em caso afirmativo, o campo será exibido em uma área fixa chamada Valores, na parte inferior da tela de vendas. Essa área é exibida independentemente da guia em uso.
Informa outras despesas #
Esse parâmetro indica se o campo “Outras despesas” será exibido na tela de vendas do Sales. Em caso afirmativo, o campo será exibido em uma área fixa chamada Valores, na parte inferior da tela de vendas. Essa área é exibida independentemente da guia em uso.
Informa desconto #
Determina se na tela de vendas do Sales será permitido conceder descontos. Quando esse parâmetro estiver marcado, serão habilitados para parametrização os campos citados a seguir e será obrigatório selecionar ao menos uma das formas de desconto (por produto ou global). Note que as duas formas de desconto poderão coexistir, estando sempre sujeitas ao parâmetro Desconto máximo permitido.
Desconto máximo permitido #
Habilitado somente quando o parâmetro “Informa desconto” estiver marcado. Admite valores entre 0 e 100, com duas casas decimais. Esse parâmetro determina o porcentual máximo de desconto permitido sobre a venda.
Forma padrão de desconto #
Habilitado somente quando o parâmetro “Informa desconto” estiver marcado. Indica a forma padrão do desconto: porcentual ou valor.
Informa desconto por produto? #
Habilitado somente quando o parâmetro “Informa desconto” estiver marcado. Quando esse parâmetro estiver marcado, o campo Porcentual desconto ou Valor desconto, de acordo com a forma padrão definida, será exibido na tela de vendas, na guia Produtos, e permitirá conceder desconto no item.
Informa desconto global (por venda)? #
Habilitado somente quando o parâmetro “Informa desconto” estiver marcado. Quando esse parâmetro estiver marcado, o campo Desconto global será exibido em uma área fixa chamada Valores, na parte inferior da tela de vendas e permitirá conceder desconto sobre o total da venda.
Informa transportadora #
Indica se o campo Transportadora será exibido na tela de vendas. Quando esse parâmetro estiver marcado, serão habilitados os parâmetros relativos à forma de envio e código de rastreamento da mercadoria.
Informa forma de envio da mercadoria #
Habilitado somente quando o parâmetro “Informa transportadora” estiver marcado. Indica se o campo Forma de envio será exibido na tela de vendas.
Informa código de rastreamento da mercadoria #
Habilitado somente quando o parâmetro “Informa transportadora” estiver marcado. Indica se o campo Código rastreamento será exibido na tela de vendas.
Informa a data de envio da mercadoria? #
Indica se o campo Data envio será exibido na tela de vendas.
Informa endereço da entrega? #
Indica se o botão Cadastrar endereço será exibido na tela de vendas.
Informa observação da entrega? #
Indica se o campo “Observações de entrega” será exibido na tela de vendas.
Informa frete #
Indica se o campo Valor frete será exibido na tela de vendas.
Informa observação da venda #
Indica se o campo “Observação venda” será exibido na tela de vendas. Em caso afirmativo, o texto digitado no referido campo será impresso no Invoice.
Informa observação interna #
Indica se o campo “Observação interna” será exibido na tela de vendas. Em caso afirmativo, o texto digitado no referido campo não é impresso no Invoice. É utilizado apenas por usuários do sistema.
Utiliza prazo de validade para as vendas não finalizadas? #
Quando esse parâmetro estiver marcado, o sistema atribuirá às vendas gravadas e não finalizadas uma data de validade, calculada segundo o prazo estipulado no parâmetro descrito a seguir.
Prazo de validade venda não finalizada #
Habilitado somente quando o parâmetro “Utiliza prazo de validade para as vendas não finalizadas?” estiver marcado. O prazo pode ser definido em dias, horas e minutos.
Habilita cancelamento automático das vendas com validade vencida? #
Habilitado somente quando o parâmetro “Utiliza prazo de validade para as vendas não finalizadas?” estiver marcado. Quando esse parâmetro estiver marcado, o sistema excluirá automaticamente as vendas com data de validade vencida.
Cadastro de Impostos #
Defina nesta seção quais impostos e respectivos porcentuais serão aplicados às vendas registradas no Sales, produto a produto.
Concluir #
Para concluir, clique em Salvar.